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StudioDEssences

 

Marketing olfativo é uma técnica sensorial que consiste em transmitir a identidade da marca por meio de uma fragrância exclusiva para que ela, pulverizada no ambiente, cause uma percepção positiva e fixe a essência da sua marca no cliente.

É importante integrar todos os sentidos do consumidor para que ele se sinta parte da marca e crie um vínculo emocional, valorizando-a.

As fragrâncias são capazes de invocar memórias passadas e cada essência transmite uma emoção específica.

As famílias olfativas são usadas justamente para isso, e com uma infinidade de combinações, ajudam a emitir a mensagem desejada. A estrutura de um perfume é chamada de Pirâmide Olfativa, cada essência é usada para passar uma sensação, fixação e volatilidade diferente.

Famílias Olfativas

Aromático

Família transmite suavidade e frescor. Composto por notas aromáticas como o alecrim, artemísia, tomilho e menta.

Cítrico

Essa família tem como principal caraterística o frescor. Possui toques de bergamota, laranja, limao, mandarina, entre outras.

Floral

Composta por ingredientes florais, como rosa, jasmim, lírio.

Marinho

Composta por notas que remetem a suavidade e a refrescância da água.

Frutado

Esta família tem como principal característica as notas doces, e transmite alegria. Possui uma combinação de frutas como morango, amora, cereja, pêssego entre outras.

Gourmand

Os perfumes gourmand são uma tendência recente, e são reforçados por ingredientes encontrados na culinária, como o chocolate e o café.

Amadeirado

Familia que invoca um caráter de sensualidade e sofisticação. Possui um aroma mais seco e menos adocicado. Composta por toques como o de cedro, sândalo, patchouli.

Oriental

São perfumes opulentes e suaves, porém elegantes, que levam notas quentes e picantes marcadas pela madeiras e especiarias do oriente.

Pirâmide Olfativa

Notas de Saída

ou cabeça

Duração
5 a 10 minutos

São as que causam a primeira impressão, referindo-se às essências mais suaves e leves. Geralmente são notas frescas, como as cítricas, verdes, frutais delicadas e marinhas.

Notas de Corpo

Duração
2 a 6 horas

Trata-se da personalidade da fragrância, passando da primeira impressão para o tema principal. São estas as essências de flores, ervas e especiarias.

Notas de Fundo

Duração
até 8 horas

São as essências de fixação, responsáveis pela última percepção e de longa duração. Geralmente estas fragrâncias são mais densas, como madeiras, balsâmicas e de origem animal.

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